capa_blog

Jardim em época de chuva

Na maior parte do Brasil, o começo do ano é marcado por intensas chuvas já que o ápice do verão acontece entre os meses de janeiro e fevereiro. O sol forte combinado com as pancadas de chuva pode ser muito prejudicial às plantas, por isso é essencial que o cuidado com o jardim seja redobrado nesse período.

Pode não parecer, mas as plantas em geral lidam melhor com a seca do que com o excesso de água, especialmente porque os nutrientes são varridos da terra com as enxurradas constantes, além de a umidade favorecer a proliferação de fungos e bactérias que podem ser fatais a sobrevivência da planta. Os canteiros com flores mais delicadas e as plantas que armazenam água são as maiores vítimas dessa época.irene-davila-198059-unsplash

A maior dica aqui é a prevenção. A alternativa mais conhecida é a sombrite, uma tela bastante utilizada em estufas, que permite a passagem controlada dos raios solares e da chuva, mas não impede que o solo fique muito úmido, sendo uma solução meio paliativa. É importante que durante o ano, quando as chuvas são mais ponderadas, o solo seja preparado para drenagem.

freestocks-org-104302A areia é bastante absortiva e o húmus também é uma ótima escolha, por ser orgânico e contar com a ação das minhocas. Pedras, britas e a Manta Bidim também são opções viáveis e que facilitam a não absorção excessiva de água.

No período que sucede as chuvas, é interessante ponderar as regas e até mesmo evitá-las, sempre de acordo com as condições do solo e a saúde da sua planta que pode ser observada pela coloração das folhas: quando amareladas ou com aspecto esquisito a poda, rega e adubação devem ser revisadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *