Dicas para utilizar e enfeitar pinheiros vivos neste Natal

Um dos principais ornamentos decorativos do Natal é o pinheiro vivo. Ele simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. Algumas pessoas compram seus pinheiros artificiais já prontos ou para montar.pinheiro_decorado

O pinheiro vivo tem um crescimento muito rápido e leveza em seus galhos. Sua durabilidade é maior em área externa, desde que sendo regado todos os dias, podando os galhos e pontas secas e optando por uma terra de boa qualidade. Na hora da compra da muda, é importante escolher raízes envolvidas em um grande torrão de terra desde o caule até as raízes.

pinheiro jardim

Em um ambiente semi-fechado como uma sacada ou quintal, é necessário virá-lo com frequência com a finalidade de entregar sol em todos os lados da planta, a rega continua diária e as podas somente quando necessário.
arvoredenataldecorada

Dentro de casa em ambiente fechado e com pouca luz o pinheiro tem baixa durabilidade, em torno de 15 a 20 dias no máximo mesmo cuidado da maneira correta, que é: regar aproximadamente duas vezes por semana e não deixar acumular água. Seria interessante levá-lo ao sol pleno pelo menos 2 vezes por semana durante o dia todo.

Para aumentar a durabilidade do seu pinheiro e utilizá-lo no próximo natal, basta replantá-lo em solo com bastante espaço para a raiz ou em um vaso de no mínimo 80 cm de diâmetro e profundidade ou 1,5m², além de regá-lo diariamente e mantê-lo em sol direto. A adubação deve ser feita  em média quatro vezes por ano com aproximadamente 70 gramas de fertilizante. Além disso, é preciso utilizar ferramentas certas para cuidar das suas plantas. A FICO possui uma linha completa de produtos específicos para isso, acesse aqui: http://bit.ly/ferramentasjardim
arvore-de-natal-natural

Sobre adornos: é importante utilizar enfeites leves para não entortarem ou machucarem os galhos. Outro cuidado especial é com as luzes de pisca-pisca, já que os galhos suportam até 20 graus de temperatura, senão podem queimar.

Seja qual for a sua escolha, deixe seu pinheirinho de Natal combinando sempre com você e com a sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *