Comece o ano com plantas em casa: Jardim Vertical

Já falamos aqui como os imóveis vêm diminuindo com o passar do tempo e como as cidades estão cada vez mais urbanizadas e cinzas. Em meio a isso os jardins verticais surgem como uma opção para aqueles que desejam trazer um pouquinho do verde para dentro de casa. Nesse modelo, as flores e plantas são organizadas verticalmente, em muros, paredes e até suspensas em suportes. Não é difícil encontrar esses jardins nas fachadas de grandes edifícios ou em seus interiores, funcionando como isolantes sonoros e redutores da poluição do ar. Você também pode fazer o seu em casa e para isso reunimos algumas dicas para você aproveitar o início do ano revitalizando seu ambiente, por menor que ele seja. 

Jardim vertical com chuveirão para dias quentesÉ possível instalar seu jardim vertical em qualquer lugar, contanto que ele tenha claridade natural, sendo assim, paredes de varandas em apartamentos ou ainda a cozinha e áreas de serviços podem ser boas opções. Existe uma grande variedade de suportes prontos para plantações verticais, desde bambu até madeira, mas você também pode montar o seu, adequando perfeitamente os tamanhos para sua necessidade. Você pode usar trilhos metálicos para apoiar e canos para alocar os vasos, ou fixar pequenos vasos de terracota, específicos para esse tipo de jardim, em seus trilhos, por exemplo. Use a criatividade e materiais de qualidade para não errar.

Resultado de imagem para jardim vertical trilho de suporteO próximo passo é escolher as plantas certas para que seu jardim tenha sempre um aspecto saudável. Uma boa dica são as espécies de sol como a Samambaia, Lambari-Roxo ou Columéia para as varandas e espaços com maior incidência solar, e espécies de sombra para o interior das casas, exemplo da Minibromélia, Ripsális e Brinco-de-pincesa. São inúmeras as opções.

O essencial é manter as regas regulares de acordo com cada espécie, você pode usar esguichos para facilitar e economizar água. Além disso, é importante dedicar um tempo, ainda que pequeno, para o cuidado. Os benefícios são gigantescos, tanto para o ambiente, quanto para o seu bem-estar. É uma ótima oportunidade para você começar 2018 com menos estresse e mais harmonia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *