Jardinagem – Aproveite a Primavera

freestocks-org-104302 A época mais bonita do ano finalmente chegou no Brasil. A primavera é sinônimo de cores e vitalidade, tanto para as plantas quanto para nós. Nesse período as folhagens se renovam dando lugar às flores, por isso demandam um cuidado todo especial de forma a garantir um jardim saudável e florido. Reunimos aqui algumas dicas preciosas que vão garantir o máximo aproveitamento dessa estação.

irene-davila-45778

  1. Limpando o que o outono deixou

É essencial remover o excesso de folhas secas que a estação anterior proporcionou para evitar a proliferação de fungos que são prejudiciais às flores. Para auxiliar no processo você pode utilizar vassouras de jardim, existe uma grande variedade de modelos que se adéqua melhor ao tamanho do seu espaço e necessidade.

  1. Uma boa adubação é essencial carol-hu-13721

O florescimento demanda uma quantidade maior de nutrientes, dessa forma é importantíssima a aplicação do adubo certo para cada tipo de planta, seja mineral que garante uma rápida absorção, ou orgânico, que auxilia na estruturação do solo e é mais sustentável. É preferível aplicar o adubo em dias chuvosos ou nublados para evitar que o mesmo “queime” as folhas, ou regar abundantemente nos dias ensolarados.

  1. Não esqueça a irrigação

Na primavera as temperaturas aumentam e os dias são mais longos, dessa forma a irrigação deve ser bastante regulada, recomenda-se duas vezes ao dia nos períodos em que a incidência solar seja menor, pela manhã e final da tarde. É uma boa opção investir em irrigadores automáticos de qualidade que evitem desperdícios ou um baixo nível de irrigação.

  1. Ótimo momento para o plantio ou replantio milada-vigerova-44071

Durante essa estação, você pode aproveitar para mudar sua planta de lugar, caso a terra não esteja tão saudável ou necessite de um espaço maior, uma vez que as raízes terão um bom período para readaptação até entrarem em repouso novamente. Existem  pás e colheres destinadas a esse processo que vão te auxiliar muito para garantir que a planta não seja prejudicada no processo. Além disso, é uma ótima opção investir no plantio, sempre adequando a espécie ao lugar adequado. Uma boa dica é optar por plantas que florescem em todas as épocas do ano, atraindo agentes polinizadores que garantem a manutenção do equilíbrio ambiental.

brina-blum-215893Agora você já pode aproveitar o melhor da primavera, aprofundando seu contato com a natureza e, até, usando como oportunidade para envolver toda a família nas atividades ao ar livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *